As relações entre Chaves e Diógenes são difíeis de negar: ambos moravam num barril, ambos faziam da pobreza seu tema principal, ambos faziam da superação dessa condição sua razão de viver, ambos influenciaram culturas inteiras, ambos apanharam de graça. Apesar de todas essas similaridades, a semelhança entre o personagem ficional e o excentrico filósofo de Sínope, na antiguidade grega, permanecem um mistério até hoje. Durante toda sua carreira, o criador de Chaves nunca teria encontrado um jornalista que soubesse algo a respeito do cinismo para fazer tal pergunta a ele. Esse fato permanece até os dias de hoje como um depoimento sobre a incompetência do jornalismo e sobre a impopularidade de cinismo. A primeira, todo mundo conhece muito bem. A segunda, pode parecer novidade, então explicamos suas razões de ser: o cinismo é a filosofia da felicidade do pobre, da nobreza do simples e da alegria da precariedade. Chaves fala disso. Ele é pobre, ele sofre as consequências disso, mas ele sente e propaga alegria mesmo assim. A filosofia de Diógenes fez a mesma coisa no seu tempo, mas não pode ser levada a sério nos dias de hoje. Numa cultura que prioriza o consumo como razão existencial, o cinismo configura uma séria ameaça aos lucros. Por isso, precisa ser impopular. Fossem o Cinismo e todas suas futuras derivações mais cultuadas, esses tempos seriam bem diferentes. São Francisco de Assis, por exemplo, é ou filho ou neto do cinismo, mas já esteve mais em alta.

METEORO RECOMENDA

Cynicism, from Diogenes to Dilbert

Esse livro tem o espírito do Meteoro, mas atua de maneira inversa. Nos episódios de Meteoro, pegamos uma referência da cultura pop de nossa época e encontramos um precedente antigo e clássico para ela. Normalmente, essa referência testada e aprovada pela passagem do tempo nos é apresentado pela Mulher masi Sábia. Sabendo disso, releia o título desse livro: Cynicism, from Diogenes to Dilbert. Começa com o filósofo clássico, termina com o quadrinho da segunda metade do século XX. É como um episódio de Meteoro que começa com a Mulher mais Sábia e termina com aquele outro personagem qualquer. Toda a trajetória do cinismo, com suas influências na cultura ao longo dos séculos, seus desdobramentos, suas apropriações e até suas derivações estão listadas nesse livro.