O episódio Mindful Education, de Steven Universe, faz justamente o que propõe no título: educa sobre as tarefas de manutenção impostas ao dono de uma mente humana. Funciona assim: quem tem dentes, precisa escová-los, quem tem unhas precisa cortá-las, quem tem mente precisa limpá-la. A meditação é uma ferramenta útil nessa tarefa de manutenção. Em anos mais recentes, técnicas antigas foram retiradas de seus contextos doutrinários, ganharam novos nomes, se afastaram de ambientes religiosos e foram inseridas em ambientes clínicos. Agora, chega a hora e a vez da meditação nos territórios da cultura. Steven Universe faz parte disso. Direcionado a um público infantil, contendo música e visuais que lidam com o tema de maneira direta e simbólica ao mesmo tempo, esse episódio se transforma na aula que o título promete.

METEORO RECOMENDA

The Dhamma Brothers

The Dhamma Brothers, um documentário de 2007, mostra o que acontece quando a meditação Vipassana é levada a presídios dos Estados Unidos. Criminosos perigosos passam a exibir bom comportamento dentro do sistema carcerário. Psicopatas incapazes de sentir finalmente se emocionam. O filme também mostra a restrição estabelecida pelo cristianismo radical contra a prática – identificada por ele como pertencente apenas ao budismo – e a articulação política para proibir os prisioneiros de seguirem meditando.

Despertar

Em “Despertar”, livro de Sam Harris, somos apresentados a todas as repercussões da exploração de nosso espaço interno. Há aqui uma conversa profunda sobre meditação e sobre todos os outros instrumentos capazes de facilitar a interação entre um ser e sua consciência.